Controle de Estoque
Caio Moraes
Denise Célia Figueiredo da Silva
Ligia Pavan
Nícolas De Nadai
Logística – Controle de Estoque
Profa. Márcia Marchesini
Santo André-SP
Novembro, 2012
1. Introdução
1.1.
Logística
A logística pode ser entendida como uma das mais antigas e inerentes atividades humanas onde sua principal missão é disponibilizar bens e serviços gerados por uma sociedade, nos local, tempo, quantidades e qualidade solicitados pelo cliente (Leite, 2009).
Para Ballou (1993) a atividade logística teve grande importância logo no inicio da primeira guerra mundial onde deu inicio para muitos conceitos muitos utilizados atualmente.
O mesmo autor dividiu a logística em três fases:
1. Antes de 1950 – quando as empresas distribuíam seus serviços em diferentes setores (marketing, produção, vendas entre outros).
2. 1950 - 1970 – fase de desenvolvimento teórico e pratico, com ambientes favoráveis. 3. 1970 – em diante – princípios básicos já estabelecidos e relevantes para alta administração. Ao longo de todos destes anos a logística tem recebido diferentes definições. Ribeiro
(2006), por exemplo, afirma que a logística é parte da cadeia que planeja, programa e controla o fluxo de estocagem de produtos/serviços e todas as informações relacionadas a estas atividades deste a compra da matéria prima até o destino final (consumidor), atendendo a necessidade do cliente.
Por sua vez, Ballou (2006) coloca a logística como a essência do comércio, contribuindo decisivamente para melhorar o padrão econômico da vida.
1.2. Atividades da Logística
Segundo Ballou (2006) “as atividades da logística são a ponte que faz a ligação entre os locais de produção e os mercados separados por tempo e distancia e podem ser divididas em primárias e de apoio”.
As atividades primárias são aquelas que contribuem para a maior parte do custo logístico e são fundamentais para a execução da tarefa, são elas: transporte, manutenção de