Controle de estoque
O Controle de Estoque é uma área muito importante de uma organização. Com o controle de estoque é possível prever o quanto que será necessário comprar ou produzir no próximo pedido para o fornecedor.
Diante de diversos métodos existentes para o controle de estoque, os mais tradicionalmente utilizados são: * Métodos de Empurras Estoques (Tipo Push): Utilizado, especialmente, quando há mais de um depósito no sistema de distribuição. Ocorre quando o que é produzido é maior que a necessidade dos estoques.
* Métodos de Puxar Estoques (Tipo Pull): Apenas o estoque necessário para se atender a demanda daquele produto precisa ser mantido. As quantidades mantidas tendem a ser menores do que no outro método. Um dos sistemas mais conhecidos de puxar estoques é o “estoque para a demanda”, em que os níveis de inventário são mantidos proporcionalmente às previsões das demandas dos clientes.
Os estoque podem ser controlados, adotando-se diversos tipos de critérios. Se considerarmos a natureza de sua demanda teremos 5 classificações: * Estoque de Demanda Permanente: São os estoques que os produtos requerem ressuprimento continuo, pois são consumidos durante todas as fases do ano:
Exemplo: Sabonete, Creme Dental, etc.
* Estoque de Demanda Sazonal: São os estoques de produtos comercializados em determinado momento do ano.
Exemplo: Ovo de Páscoa, Árvore de Natal, etc.
* Estoque de Demanda irregular: São estoques cuja venda de seus produtos não pode ser prevista na integra.
Exemplo: Automóveis a gasolina x Automóveis a álcool.
* Estoques de Demanda em declínio: Ocorre no caso de produtos que estão sendo retirados do mercado em razão do declínio da demanda.
Exemplo: Fitas VHS x DVDs.
* Estoque de Demanda Derivada: Ocorrem no caso de itens que são usados na linha de produção de alguns produtos acabados.
Exemplo: Pneus de Automóveis em razão das vendas do produto acabado, que é o