Controle de estoque
Resumo dos Objetivos
Relata estudo de caso em que serão desenvolvidos relatórios gerenciais aplicáveis ao gerenciamento de estoques. Tais demonstrativos proporcionarão informações como prazo de estocagem, estoque excedente em dias e em valor monetário (R$) e custo financeiro do estoque, consistindo em ferramenta de apoio ao administrador financeiro quanto à escorreita gestão de estoques.
1. Introdução
O nível de competitividade vigente nos dias atuais exige das empresas especial atenção às áreas que são fatores determinantes no desempenho da organização. Assim, além de atentar para aspectos externos como a análise dos pontos fortes e fracos dos concorrentes, o gestor deve monitorar os principais indicadores internos.
No contexto interno adquire importância notória a gestão dos estoques, quer seja em empresas industriais ou comerciais. Responsáveis por grande parcela do capital de giro necessário para manter as atividades da empresa, se mal geridos os estoques podem até comprometer a saúde financeira da organização e sua permanência no mercado.
A literatura técnica a respeito da gestão de estoques apresenta múltiplas ferramentas ou metodologias aplicáveis ao assunto. Podem ser empregados nesta atividade, por exemplo: lote econômico de compra, curva ABC de estoques, softwares de gerenciamento como E. D. I. (Eletronic Data Interchange), M. R. P. (Material Requirements Planning), M. R. P. II (Manufacturing Resources Planning), dentre outros.
Entretanto, talvez a metodologia de mais fácil execução e simplicidade de análise seja a determinação dos prazos de estocagem das matérias-primas ou mercadorias. As informações oriundas do cálculo dos dias de permanência em estoque podem ser utilizadas principalmente para verificar a pertinência da manutenção dos níveis de estoques atuais da empresa. Pode, ainda, ser aprimorada em termos informacionais com o cálculo do estoque