Controle de estoque dos supermercados
Resumo
Controle de estoque é o procedimento adotado para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de mercadorias e produtos da empresa. É utilizado tanto para matéria-prima, mercadorias produzidas e/ou mercadorias vendidas. O controle de movimentação de mercadorias e de estoque é uma área de extrema importância na logística de uma empresa. É através desse controle que é possível prever a quantidade necessária de produtos no próximo pedido ao fornecedor, além de informações úteis sobre as vendas, muitas vezes não tão claras ou exatas quanto nos relatórios fornecidos pelo setor. Dessa forma, o principal objetivo do controle de movimentação de mercadorias e de estoque é otimizar o investimento na área, aumentando o uso eficiente dos meios internos de uma empresa, além de minimizar as necessidades de capital investido em estoque.
1 - Introdução
O gerenciamento de estoque ocorre em operações produtivas porque os ritmos de fornecimento e de demanda nem sempre andam juntos. Os estoques são usados para atender às necessidades decorrentes das diferenças entre fornecimento e demanda de uso seja na produção ou na comercialização.
Segundo Ballou (2006) o objetivo primário do gerenciamento de estoque é garantir que o produto esteja disponiovel no tempo e nas quantidades necessárias.
Gerenciar estoque é também equilibrar a disponibilidade de produtos, ou serviços ao consumidor, por um lado, com o custo de abastecimento que, por outro lado, são necessários para um determinado grau dessa disponibilidade. Como é possível exigir mais de uma maneira de atingir a meta do serviço ao cliente, buscando minimizar os custos relativo a estoque para cada custo de serviço ao cliente.
Tratando do estoque de um supermercado, este é uma das partes essenciais na gestão de supermercados, pois ali são guardados todos os produtos, do mais simples ao mais sofisticado, e com isso deve-se ter um cuidado ainda maior com essa área, tendo ali, funcionários