CONTROLE DE CONTAS A RECEBER
As faturas a receber representam direitos ou valores adquiridos por serviços prestados ao cliente relacionados com a presteza da empresa e ainda não recebidos. O soma dessa conta representa o volume de serviços com recebimentos a vista e a prazo. Portanto, aumentando o volume de prestação de serviços, cresce também o montante de faturas a receber.
Muitas empresas, para ganharem mercado, concedem serviços aprimorados aos seus clientes, gerando ai, duplo crescimento nos valores a receber, pelo aumento dos serviços e pelo aumento no prazo de recebimento.
É de fundamental importância conhecer quem são os principais clientes, identificar o grau de concentração das vendas, a qualidade dos clientes e o volume de atrasos.
Pelo volume de faturas emitidas, determinam-se pessoas e constituem-se departamento para gerenciamento, sendo de grande importância a implantação e a manutenção de controles que tragam segurança à administração da empresa.
Controles administrativos
Para o fortalecimento dos controles no departamento de gerenciamento das duplicatas a receber, poderão ser utilizados os procedimentos que seguem:
a) separação de funções, entre as pessoas que mantém a custódia das duplicatas a receber, da contabilidade e da expedição;
b) rotação do pessoal de cargos importantes;
c) carta de fiança para os funcionários que lidam com valores;
d) conciliação entre a custódia das duplicatas e a contabilidade;
e) formalização de procedimentos para concessão de descontos, confirmação de devedores e autorização por pessoa independente da custódia das duplicatas;
f) análise permanente das duplicatas com atraso e o esforço para seu recebimento;
g) utilização de recebimentos por via bancária;
h) quitação dos documentos após o recebimento;
i) baixa de duplicatas incobráveis por pessoa autorizada e independente ao departamento de cobrança.
Controles sobre vendas
Sobre vendas também poderão ser implantados os seguintes controles: