Controle de Contas a Receber
Daniele Prado dos Santos1
Clécio Steinthaler2
Regiane Ap. Atisano3
1. INTRODUÇÃO
A empresa estudada é a Marilu Blitzkow Rede de Negócios, que iniciou suas atividades em abril de 2007, atuando no mercado de comércio e atacado de embalagens. É uma empresa de pequeno porte, com aproximadamente 14 funcionários. Porém, com alto fluxo de caixa e, consequentemente, um alto número de clientes duvidosos.
O processo na empresa acontece da seguinte forma: o vendedor vai até o cliente, visita a área de venda, identifica o que o cliente necessita, tira o pedido, e passa para a empresa juntamente com o cadastro do cliente. A área responsável pega esses pedidos e cadastra o cliente sem nenhuma consulta prévia sobre seu crédito, sem saber se o cliente já é ou não inadimplente no mercado. O pedido é faturado e entregue ao cliente, com prazos para pagamentos que variam de 7 a 60 dias. (Colocar no desenvolvimento)
Se após esse prazo o cliente não pagar, a empresa passa as informações para o vendedor, para que ele possa efetuar a cobrança ao cliente. Porém, nem sempre o cliente responde positivamente as cobranças do vendedor e, muitas vezes, descobre-se depois que os títulos estão atrasados, que os clientes devedores já estavam devendo no mercado, e quando isso acontece, o cliente já está prestes a fechar as portas e declarar falência. Muitos clientes simplesmente desaparecem do mercado, deixando as dívidas para trás, e nenhuma possibilidade de contato para efetuar a cobrança.
Essa situação poderia ser evitada, se antes de faturar o pedido para o cliente, o responsável pelo financeiro consultasse a situação do crédito desse cliente. Visualizando que já há pendências de outros fornecedores e que a situação indica que a inadimplência é quase certa. Nesse caso, o cliente deveria ser bloqueado evitando transtornos futuros.
Outros clientes ficam vários dias em atraso, e só efetuam pagamento depois que a empresa os envia para cartório. O