Controle de barragens
Métodos de Retroanálise na identificação de parâmetros relativos a propriedades dos materiais
Rui Macombo44
Palavras chave: Barragens de betão; aproveitamentos hidroeléctricos; métodos de retroanálise; tensões
A água é um factor fundamental na vida das comunidades, como elemento vital, mas também como factor de produção essencial na irrigação dos terrenos e no fabrico de utensílios e de materiais de construção. Por outro lado, os cursos de água, na medida em que são obstáculos naturais, por vezes de difícil transposição, têm grande importância na defesa das comunidades e, como vias privilegiadas de comunicação, contribuem significativamente para o desenvolvimento económico dos países (Castro: 1998).
A utilização da água para abastecimento das populações ou para aplicações agrícolas ou industriais exige a construção de diversos tipos de obras, como barragens para formação de albufeiras, sistemas de captação, de transporte e de tratamento de águas, etc... Em regra, estas obras surgem integradas em sistemas complexos, frequentemente de fins múltiplos, designados de aproveitamentos hidráulicos. É neste contexto que surge a construção de barragens.
No que diz respeito à realidade cabo-verdiana, que devido à secura estival do clima, consequência da sua situação geográfica, a construção de barragens surge de importância vital (a barragem do Poilão na Ilha de Santiago será disso um exemplo), uma vez que ao permitir a formação de albufeiras, origina grandes reservatórios do precioso líquido durante os longos períodos em que a pluviosidade é quase inexistente no arquipélago.
A formação de quadros altamente qualificados, em particular nesta área das ciências é decisiva e, é neste âmbito em que a Universidade Jean Piaget de Cabo
Verde joga um papel de grande relevo na formação de quadros nacionais pois conhecedores da própria realidade encontrarão soluções que melhor se adaptam.
A construção de