controle da Sigatoka Negra e Amarela
Introdução
A banana é a fruta tropical mais produzida no mundo, e o Brasil é o segundo maior produtor mundial, sendo superado apenas pela Índia com 12 milhões de toneladas (Agrianual,2008).
A banana, independentemente de seu grupo genômico, é uma das frutas mais consumidas no mundo ( Oliveira & Souza, 3003), no Brasil é a atividade agrícola mais antiga, produzindo a fruta de maior consumo anual per capita, com quantidades médias de 35kg/habitante(Carvalho, 1998).
Os sistemas produtivos adotados na bananicultura brasileira apresentam grandes contrastes entre regiões e produtores, sendo encontradas desde áreas extrativistas até cultivos altamente tecnificados.
As regiões de destaque no Brasil para a produção de banana são: o estado de São Paulo – Registro, Itariri, Eldorado, Miracatu, Sete Barras, Cajati, Pedro de Toledo e Jacupiranga; o norte de Mina Gerais – Janauba, Jaíba, Pirapora, Montes Claros e Itacarambi; o norte de Santa Catarina – Copupá, Massaranduba, Jaraguá do sul, Guaramirim, Praia Grande, Luiz Alves e Schroeder; e, o nordeste – Petrolina e Juazeiro.
A região do Vale do Ribeira engloba as cidades paulistas de Jacupiranga, Eldorado, Registro, Cajati, Itariri, Pedro de Toledo e Sete Barras.
A área plantada com banana na RA de Registro situa-se em torno de 50 mil hectares, subindo sua participação estadual para 70%.
No tocante à produtividade física, na RA de Registro ela situa-se no patamar de 30 toneladas/hectare, muito próxima da média estadual.
Em síntese, fica caracterizada a importância da banana para a economia agropecuaria do Vale do Ribeira.
A Sigatoka-negra, causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis, é considerada a mais severa e destrutiva doença foliar da bananeira no mundo. Ela atingiu os bananais comerciais do Vale do Ribeira em junho/2004 e vem provocando dasfolha nas plantas e desestimulando os produtores, que são forçados a migrarem para