Controle da natureza
O homem sente a necessidade de se agrupar, formando uma sociedade. Mas, para tanto é necessário que os conflitos sejam resolvidos. Para isso, é preciso controlar a natureza do próprio homem, trazendo um equilíbrio para a sociedade. 2. Discorra sobre a relação que se estabelece entre os três elementos característicos da sociedade.
Para se formar uma sociedade, precisa-se agrupar três fatores: finalidade social, manifestação de conjunto ordenado e poder social. Uns grupos de pessoas se unem com um objetivo, chamado de finalidade social (a finalidade é o bem comum que busca a criação de condições que permitam a cada homem e grupo social a consecução dos seus fins particulares). Para assegurar que esse grupo de pessoas alcance a finalidade, o conjunto abre manifestações que, para preservar a ação harmônica e garantindo as liberdades, precisam ser ordenadas. E, para assegurar o funcionamento e a organização de tudo isso, existe o poder social. 3. Faça uma análise comparativa entre os possíveis efeitos gerados numa sociedade qualquer pela adoção da teoria determinista ou da teoria finalista (você poderá usar exemplos).
A adoção da teoria determinista por uma sociedade poderia gerar estagnação, uma vez que a escolha já estaria pré-determinada no interior da mente de cada homem, não tendo assim, estímulos para crescimento social, já que tudo estaria muito bem determinado. Não haveria, então, uma finalidade social. A adoção da teoria finalista por uma sociedade geraria crescimento. Essa teoria diz que o homem é livre para escolher de acordo com suas vontades e principalmente finalidade. Seria uma sociedade em que todos visariam uma finalidade social, por fim, um bem comum. 4. Qual o significado o ideal de bem comum deveria assumir nas sociedades?
O conceito de bem comum nada mais é que é o fim a ser atingido pela sociedade humana. Sendo a sociedade composta por vários