Controle administrativo
Controlar: definido como qualquer processo de direciona as atividades das pessoas alcance das metas organizacionais. Aplica-se a toda organização, sendo que todos os aspectos do desempenho de uma empresa devem ser monitorados e avaliados, considerando objetivos e critérios diferentes em cada um dos níveis hierárquicos de controle.
Controle Estratégico: complementa o planejamento estratégico e procura monitorar:
Grau de realização das missões, estratégias e objetivos estratégicos;
Adequação das missões, objetos e estratégias ás ameaças e oportunidades do ambiente;
Desempenho global da empresa, medido por indicadores como satisfação dos acionistas, clientes e imagem na sociedade;
Concorrência e outros fatores externos;
Eficiência e outros fatores interno.
Controle Administrativos: praticados pelas áreas funcionais da empresa: produção, marketing, finanças, recursos humanos, entre outros. São controles que produzem informações especializadas e possibilitam a tomada de decisões em cada área da organização.
Controle Operacional: Focaliza as atividades e o consumo de recursos em qualquer área funcional da empresa.
Controle Orçamentário: Também chamado de Orçamento consiste no processo de investigar o que está sendo realizado e comparar os resultados com os dados do orçamento correspondente, com objetivo de verificar o que foi alcançado ou entender as diferenças.
Tipos de Orçamentos
Orçamento Vendas: dados para esse orçamento são preparados por mês, pela área de vendas e de produção;
Orçamento de Produção: Expresso em unidades físicas, as informações necessárias para a preparação desse orçamento são: tipos e capacidades das máquinas, quantidades econômicas a serem produzidas e disponibilidades de materiais;
Orçamento de Custo de Produção: Algumas vezes está incluído nos orçamentos de produção. A comparação do custo de produção com o preço de venda mostra se as margens de lucro são ou não adequadas.
Orçamento de Caixa: