Controle administrativo
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa teve como principal argumento de se analisar o processo administrativo do controle nas organizações. Justificamos que é imprescindível o controle nas organizações, pois é através do controle que a organização consegue identificar desperdícios e falhas redirecionando os erros em prol de lucros. Por isso estabeleceu-se como temática de pesquisa: Controle Administrativo como problema de investigação e como devem ser utilizados os sistemas de Controle nas empresas nos dias de hoje, para de que se tornem competitivas/ produtivas. Os controles devem ser econômicos, expressivos, adequados, congruentes, oportunos, simples e operacionais . Segundo Peter F. Drucker os controles devem sempre se relacionar com os objetivos básicos e com as prioridades a estes conferidos, as atividades chave e as áreas relativas à consciência. Em outras palavras, os controles devem basear-se na definição que a empresa dá ao que ela própria é, ao que pretende ser e ao que deve ser.
O objetivo do projeto foi pesquisar as formas de controles aplicáveis às organizações possibilitando desempenhos eficazes. O controle, em qualquer área de aplicação, desempenha papel extremamente importante na preservação dos objetivos e na identificação da necessidade de mudar os objetivos. Examinamos os principais conceitos e técnicas que instrumentalizam o processo de controle, pesquisando livros, revistas e na pesquisa de campo resultando num relato de observação numa empresa.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1- CONTROLE
No conjunto das funções administrativas, o controle é praticamente a única função que tem estreita ligação com o planejamento.
Como se sabe, no conjunto de funções administrativas o passo primordial é o planejamento; posteriormente a organização para atender a este planejamento, segue-se como vai ser direcionado o processo e, finalmente caracterizasse o controle, que tem como função principal medir o progresso, impedir desvio dos