Controladoria
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
EQUIPE: C
LUNKES E SCHNORRENBERGER (2009)- Um conjunto de técnicas e procedimentos que coletam, registram, armazenam, processam, e disseminam dados e informações para a coordenação do sistema de planejamento e controle, gestão de pessoal e organizacional,visando o apoio a tomada de descisão.
Laudon e Laudon (1999) – um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, controle, coordenação, análise e processo decisório nas organizações.
STAIR (2009) – Uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam, manipulam e armazenam, disseminam os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback.
1
REALIMENTAÇÃO
ENTRADA
PROCESSAMENTO
SAÍDA
Com o Sistema de Informação estruturado a apresentação das informações necessárias e também já propiciando uma visão das decisões, a empresa garante um grande diferencial em relação aos concorrentes, e os gestores podem tomar decisões mais rápidas e de fontes seguras.
A exigência do mercado, competitivo, dinâmico e principalmente globalizado motiva as empresas a operarem com um sistema de informação eficiente, garantindo níveis mais elevados de produtividade e eficácia.
Na era da informação, o diferencial das empresas e dos profissionais está diretamente ligado à valorização da informação e do conhecimento, proporcionando soluções e satisfação no desenvolvimento das atividades.
A controladoria necessita de informações para desempenhar seu papel. A ausência ou mesmo carência de informação pode comprometer as rotinas contempladas pela controladoria; daí a importância da informação para a controladoria.
Para serem efetivos, os sistemas de informação precisam, segundo
PEREIRA e FONSECA (1997, p. 242), corresponder às seguintes expectativas: • Atender as reais necessidades dos