CONTROLADORIA
1- Com as alterações econômicas ocorridas no Brasil e no mundo nos últimos tempos provocaram muitas mudanças no cenário empresarial, se tornou necessário profissionais da área de controladoria e área financeira.
As empresas necessitam de uma estrutura organizacional para sua sobrevivência. Esse trabalho se faz necessário um controle de todo o sistema, feito por um profissional de controladoria, envolto não somente na visão contábil, mas econômica, jurídica e institucional, tendo contato com as mais recentes técnicas metodológicas disponíveis.
“A grande necessidade de um acompanhamento mais ágil e aprofundado do desempenho econômico-financeiro das empresas, devido ao cenário globalizado e altamente competitivo em que estamos vivendo, faz com que seja imperativa a criação de Departamentos de Controladoria e Gestão nas empresas, sejam elas no campo industrial ou em qualquer negócio.
Contando com profissionais altamente qualificados, estes departamentos têm por objetivo a elaboração de relatórios gerenciais bastante detalhados, procurando fornecer aos empresários uma visão clara, real e objetiva do desempenho de suas empresas.
2- Um o perfil que concentra no indivíduo características pessoais e de relacionamento interpessoal, com habilidades comunicativas para expressar-se bem oralmente e por escrito, inclusive em outros idiomas, competência gerencial, visão abrangente das cadeias de produção e conhecimento do seu negócio, qualificações técnicas, sintonia com as especificidades do setor, flexibilidade e polivalência. Este profissional deve ter profundos conhecimentos dos princípios contábeis e das implicações fiscais que afetam o resultado empresarial e estar preparado para a análise dos dados contábeis e estatísticos. Deve ser uma pessoa carismática com livre aceso a todos os departamentos e as empresas precisam definir perfeitamente as suas tarefas para que este possa executá-las de maneira coerente e perfeita, de modo que possa desenvolver