controladoria
19298 palavras
78 páginas
1. INTRODUÇÃO Nas empresas privadas os mecanismos de controle que existem dentro de uma controladoria auxiliam os administradores para um melhor desempenho financeiro das mesmas e também seria de grande ajuda para a administração pública municipal, fornecendo ferramentas de controle, que são peças importantes para a famosa “Tomada de Decisão”. O Objetivo Geral da presente monografia é mostrar a importância da Controladoria Municipal, como órgão capaz de gerar informação com sustentabilidade para o controle de despesas com pessoal, captação de recursos e organização da administração municipal. A unidade escolhida é a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e Secretarias Municipais que a compõem. Um estudo de um modelo adequado de Controladoria Pública, sendo que nesta entidade não existe. No estudo de caso é dada maior ênfase a multiplicidade das dimensões do problema, tratando o mesmo como um todo, tentando focalizá-lo na generalidade. Procedimentos simplificados na coleta e análise de dados através de livros, leis, artigos de jornais ou revistas, internet, verificação de demonstrativos contábeis etc, adotados no estudo de caso que auxiliam na clareza de idéias do mesmo.
O trabalho será realizado de acordo com o estudo da pesquisa bibliográfica e analisar o problema com gasto de pessoal e propor um modelo de Controladoria que melhor atenda as necessidades da Prefeitura e suas Secretarias. Além de tal pesquisa será utilizado as legislações pertinentes ao setor público e também privado no que se refere à tomada de decisões.
Será necessário a verificação da relevância da Controladoria Municipal, no sentido de suprir a falta de informações para a Tomada de Decisão e eliminar o caos gerado pelas desconexões informativas dos usuários. Conforme a situação em que se encontrar a Administração Municipal, haverá a necessidade também de uma mudança na cultura organizacional, tanto dos administradores, incluindo aqui o Prefeito Municipal e