Controladoria
Tema: Monitoramento do Orçamento em Ação
SÃO CARLOS, 18 DE NOVEMBRO DE 2013.
Monitoramento do Orçamento em Ação
São Carlos, 18 De Novembro De 2013.
INTRODUÇÃO
A Contabilidade tem como principal objeto o patrimônio da entidade, porém, acompanhando as necessidades dos usuários, passou a visar não mais exclusivamente bens, direitos e obrigações. Desse modo, a Contabilidade começou a dar um enfoque maior para a Contabilidade Gerencial, na qual se destaca o Orçamento Empresarial.
A informação obtida através do Orçamento é um instrumento para que os gestores de empresas possam tomar decisões no sentido de atingir as metas determinadas no planejamento. Avaliando devidamente o ambiente interno (organização) e o ambiente externo onde exerce a sua atividade (concorrentes, clientes e fornecedores), podem visualizar mais claramente o impacto e o sucesso das suas ações.
O ORÇAMENTO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO
Na gestão de empresas, o orçamento tem sido identificado como um modo de administrar, pois considera o papel dominante do administrador e proporciona um sistema de referência para a aplicação de elementos básicos da administração cientifica, tais como a administração por objetivos, comunicação efetiva, administração participativa, e controle dinâmico.
A IMPORTÂNCIA DO FATOR HUMANO
Provavelmente em nenhuma outra parte da contabilidade seja tão necessário envolver as pessoas quanto no processo orçamentário. Orçamentos são preparados para guiar a empresa e atingir seus objetivos e para propósitos de controle, ou seja, é uma forma de os gestores controlarem a empresa. Muitas pessoas, porém, os vêem não como um guia, mas como uma camisa-de-força.
A NEGLIGÊNCIA DO FATOR HUMANO PODE GERAR VARIOS PROBLEMAS
A fim de amenizar tais conflitos, a área de controle não deve agir como um grupo de críticos, mas de conselheiros, eles devem