controladoria
Podemos definir então controladoria estratégica como a atividade de controladoria que, por meio do sistema de informação contábil, abastece os responsáveis pelo planejamento estratégico da companhia com informações tanto financeiros quanto não financeiras, para apoiar o processo de análises, planejamento, implementação e controle estratégia organizacional. A controladoria estratégica tem como objetivo planejar e controlar as informações estratégicas, operacionais, financeiras e econômicas garantindo a possibilidade da tomada de decisões com maior agilidade pelos gestores, baseado em indicadores de desempenho medidos por uma adequada ferramenta de gestão. A Controladoria propõe uma maior sinergia entre as áreas da empresa, nos mais diversos níveis organizacionais e dos seus respectivos processos de gestão. Com a revisão dos controles internos, a geração de indicadores e adequação das ferramentas para o desenvolvimento do planejamento estratégico, melhorias necessárias e uma melhor avaliação da performance da empresa.
Um instrumento para obtenção de vantagens competitivas, a Controladoria Estratégica se trata de um conjunto deliberado de ações orientadas que permita as companhias mantenha seus produtos e amplie de forma duradoura sustentando suas metas e objetivos no mercado competitivo.
Nessas circunstâncias, pensar em Controladoria Estratégica significa, em primeiro lugar, a necessidade de planejar estrategicamente, o que exige do controller a posse das informações e alta dose de sensibilidade para a correta identificação das ameaças e das oportunidades que surgem a todo o momento no ambiente empresarial.
Papel do Controller:
Monitoramento dos Sistemas de Informações Gerenciais
Apoio aos demais gestores
Influência
Persuasão
Não toma decisões operacionais, exceto as da sua área;
Defendendo os objetivos da companhia a Controle Estratégico representa a gestão que contempla todas as estratégias de longo prazo,