CONTROLADORIA
DOUGLAS VINICIO KUNRATH RA: 1069582
ATIVIDADE
1) O que você entende por Contabilidade Gerencial?
02) Justifique a afirmação: "O foco da contabilidade financeira é o passado e o foco da contabilidade gerencial é o futuro".
03) Qual a diferença entre contabilidade fiscal, gerencial e financeira?
RESPOSTA:
1) A lógica é começar a analisar pelos termos “gestão” e “contas” individualmente. Infelizmente, nenhum dessas palavras tem um único significado universalmente aceito. Pode abranger toda a gama de atividades envolvidas na gestão de uma organização, seja com ou sem fins lucrativos. A contabilidade pode assumir várias atividades na tentativas de medir o desempenho de uma organização, ou para planejar o desempenho futuro. Bem, contabilidade gerencial, em poucas palavras, é contabilidades para a gestão (quem quer que sejam os gestores) nesse sentido, a contabilidade inclui a produção de todas as informações úteis na administração da organização. Essas informações podem ser:
Financeiras ou não financeiras;
Precisa, corretas ou abrangentes;
Reais (certas) ou estimadas (incertas);
Com base no passado ou no futuro;
Detalhadas ou em uma forma altamente agregada;
Apresentadas em qualquer uma das variedades de formas faladas ou escritas, tais como números, tabelas e gráficos;
Relativas a lucros e perdas, custos/recitas, volumes, indicadores de qualidade, tendências etc.
2) O foco da contabilidade financeira é o passado. Por outro lado, o foco da contabilidade gerencial (controladoria) é o futuro. Praticamente todas as áreas da empresa fazem parte da contabilidade gerencial. Planejamento, orçamento e previsão, bem como o cálculo da rentabilidade do produtos, orientam sobre as decisões de curto e longo prazos; importantes decisões de investimento que exigem um olhar voltado para o futuro. Reconhecidamente, a medição do desempenho e o cálculo dos custos do produto para períodos anteriores, exigem um olhar que se volta para o passado, mas, tais