Controladoria
Curso Ensino Médio
Disciplina: Biologia
Educadora Patrícia
Represa de Belo Monte: questões políticas,
Sociais e ambientais na geração de energia.
Educandos do 3ºB:
Ariane M. Rocha
Crislaine G. Souza
Marcia C. Lima
Guarulhos
Abril de 2012
Ariane M. Rocha
Crislaine G. Souza
Marcia de carvalho
Mayara Bonfim
Nataly R. Matta
Rayana Lima
Renato G.
Thais
Represa de Belo Monte: questões políticas,
Sociais e ambientais na geração de energia.
Trabalho apresentado como
Pré-requisito para obtenção
De nota parcial da disciplina de biologia.
Educadora Patrícia.
Guarulhos, 2012
Sumário
1. INTRODUÇÃO_________________________2 2. OBJETIVO DA PESQUISA_______________3 3. Questões Políticas_____________________4 4. Questões sociais______________________5 5. Questões ambientais___________________6 6. A importância do tema para a sociedade__7 7. Conclusão___________________________ 8 8. Bibliografia___________________________9 9. Anexos______________________________10
Introdução
A Usina Hidrelétrica de Belo Monte é uma central hidrelétrica a ser construída no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará, nas proximidades da cidade de Altamira.
O projeto de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte surgiu há mais de trinta anos, ainda no período de ditadura militar. O projeto foi engavetado em 1989, sob pressões de grupos indígenas liderados pelo cacique Raoni e o cantor Sting, ex-vocalista da banda “The Police”.
A hidrelétrica de Belo Monte possuirá uma capacidade para abastecer mais de 26 milhões de habitantes. A construção da hidrelétrica ocupará as regiões dos municípios paraenses de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitório do Xingu.
O lago gerado pela usina terá 516 km² de área, inundando 51.600 hectares de floresta, deixará submerso parte do Xingu (Volta Grande) e um terço de Altamira Em potência instalada, a usina de Belo Monte será