Controladoria
CONTROLADORIA ESTRATÉGICA
O QUE VEM A SER ESTRATÉGIA...
Diz Silveira Bueno: arte de traçar os planos de uma guerra.
Diz Aurélio Buarque: Arte de aplicar os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos. Ou ainda: Arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos específicos.
NO MEIO EMPRESARIAL
Processo através do qual os administradores de uma entidade decidem sobre onde querem estar no futuro e planejam quais as ações que serão tomadas e quais os controles serão utilizados para se atingir os objetivos ou metas traçadas.
PLANEJAMENTO E CONTROLE
Planejamento Estratégico
•Objetivos e alterações deste •Recursos e Políticas de aquisição e utilização
Controle Gerencial
•Garante-se a obtenção e utilização eficaz e eficiente dos recursos •Garante-se a execução eficaz e eficiente das ações planejadas.
Controle Operacional
CONTROLADORIA, CONTABILIDADE GERENCIAL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A “contabilidade gerencial” vale-se de sistemas de informações contábeis e gerenciais para atuar nos níveis gerencial e operacional. Daí a importância de uma Controladoria eficaz e alinhada ao planejamento estratégico, já que este é mais voltado a objetivos globais e qualitativos.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Podemos dizer que representam tudo que é essencial para uma entidade manter sua capacidade competitiva e aumentar suas vantagens no mercado no qual está inserida. São três as premissas básicas de um planejamento: CONSTRUIR, MANTER e COLHER.
COMPETITIVIDADE – VANTAGEM COMPETITIVA
Baixo Custo:
Economia
de escala Curva de aprendizagem Controle de custos administrativos e de fabricação Minimização de custos (ex.: pesquisa e desenvolvimento). Sinergia entre Vendas e Publicidade.
Diferenciação
GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS (SCM – STRATEGIC COST MANAGEMENT)
É a abordagem para melhoria contínua de desempenho na tomada de decisões em