Controladoria - gestão
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Diego Pires de Alcântara
CONTROLADORIA
GOIÂNIA
AGOSTO 2013
1. Introdução
Com o aumento da competitividade dos mercados e das externalidades inerentes aos mercados, o papel da controladoria é cada vez mais importante nas empresas.
O controller é o responsável pela aplicação da controladoria nas empresas e precisa estar munido de todo conhecimento que envolve essa ciência para obtenção de um bom desempenho.
2. Contextualização
Para o alcance do sucesso em um mercado competitivo, uma empresa precisa de harmonia entre seus departamentos e ferramentas que possam suportar decisões estratégicas de mercado e suprir os altos executivos de informações gerenciais importantes para o acompanhamento e controle das ações da empresa.
Através dos conceitos de controladoria, o Controller é a pessoa mais habilitada para fazer essa interface entre a alta diretoria e as áreas orçamentária, contábil, financeira e administrativa.
3. O que é controladoria
A Controladoria é uma atividade e um campo do conhecimento híbrido, que recebe conceitos e conhecimentos da Contabilidade, e da Administração, sendo responsável pelo suprimento de informações aos tomadores de decisão. Devido a esse fato, ela pode ser dividida didaticamente em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil, mas na prática profissional isso não é muito comum, pois ambas as partes costumam ficar sob a égide de um único gestor (controller ou controlador). Ainda do ponto de vista contábil, em função desse relacionamento estreito com a Administração, a Controladoria pode ser considerada como pertencente ao ramo especializado da Contabilidade administrativa.
4. Missão da controladoria
A controladoria tem como missão Assegurar a Otimização do Resultado Econômico da Organização promovendo a eficácia organizacional, a Viabilização da gestão econômica e a- Promoção da integralidade das áreas de responsabilidade.
A