Controladoria Contabil
1.1 A Controladoria é uma atividade, que recebe contribuições da Contabilidade, e da Administração, sendo responsável pelo suprimento de informações aos tomadores de decisão, a Controladoria pode ser considerada como pertencente ao ramo especializado da Contabilidade administrativa.
Para manter a sua relevância decisórias, o modelo contábil financeiro precisa ser estendido e flexibilizado, incorporando e integrando novas dimensões e novos instrumentos de pesquisa e avaliação. Esta profunda transformação da gerencia, que levaria à moderna Controladoria, se faz integrando ao seu modelo explicativo básico, que é de natureza contábil, a identificação e a avaliação de variáveis, que têm elevado impacto sobre os resultados das empresas, tais como o valor dos produtos, os fatores ambientais setoriais e sistêmicos, os processos de trabalho e os recursos tangíveis e intangíveis mobilizados.
2. ATUAÇÃO DA CONTROLADORIA
2.1 A Controladoria, enquanto área responsável por suprir as necessidades de informações dos gestores de uma organização, necessita de uma metodologia de trabalho que lhe permita desenvolver esta atividade da forma mais dinâmica e econômica possível. A esta metodologia de trabalho é dado o nome de processo de controle. O processo de controle é um modelo de gestão voltado à abordagem sistêmica das organizações e diz respeito às atividades desenvolvidas pela Controladoria, necessárias à geração de informações para o processo de tomada de decisões. Tais informações são decorrentes do monitoramento e controle, prévio ou não, do desempenho dos diversos setores e subsistemas de uma organização. EX:
• Definir padrões de controle
• Elaborar analise comparativas
• Elaborar analise de relevância
• Propor alternativas
• Tomada de decisão
• Ação
• Projetar resultados.
Após o processo de controle a Controladoria necessita elaborar a projeção agregados resultados de todos os setores da organização. Para isso, ela deverá desenvolver um