Controladores aberto/fechado
1. CONTROLE ON-OFF 6
2. CONTROLADOR PROPORCIONAL 7
3. CONTROLADOR PROPORCIONAL/INTEGRAL 9
4. CONTROLE PROPORCIONAL/DERIVATIVO 11
5. CONTROLADOR PROPORCIONAL/INTEGRAL/DERIVATIVO 12
6. CONCLUSÃO 15
7. REFÊRENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
1. CONTROLE ON-OFF
É também conhecido como o controle de “duas posições”, ou controle “liga e desliga”. O sinal de saída tem apenas duas posições que vão de um extremo ao outro, podendo ser: válvula aberta ou válvula fechada, resistência ligada ou resistência desligada, compressor ligado ou compressor desligado. Analisemos pela figura:
Um controlador ON-OFF. Neste exemplo temos um ambiente com temperatura controlada: o valor desejado de temperatura é dado pelo SP, o valor atual de temperatura (PV) medido por um sensor de temperatura (por exemplo, um termopar), a função do controlador é a de chavear a resistência tendo como parâmetro o valor de temperatura fornecido pelo sensor de modo que mantenha a temperatura no valor determinado pelo SP dentro do ambiente. Vejamos agora, na figura:
Que no instante 1: a temperatura tende a ficar abaixo do SP, nesse instante a resistência R é ligada através do relé K1 com a função de elevar a temperatura até o valor do SP, porém, devido à característica do processo a temperatura.
2. CONTROLADOR PROPORCIONAL
Em processos que requerem um controle mais suave que aquele fornecido pelo controlador ON-OFF, pode ser empregado o controle proporcional (P).O controle proporcional fornece uma relação linear fixa entre o valor da variável controlada e o valor que o atuador de controle pode fornecer. Para ilustrar a ação deum controle proporcional, verifiquemos a figura:
Este é um processo em que a temperatura de operação pode variar de 50ºC a 550ºC. O elemento controlador tem um raio de ação que fornece ao processo uma faixa de temperatura que vai de 150ºC a 450ºC. O ponto central é 300ºC com uma faixa de controle de ±150ºC. Quando a