Contribuições duradouras
Muitas das idéias desenvolvidas por Keynes e seus seguidores tornaram se elementos ortodoxos da macroeconomia contemporânea. De fato, a economia contemporânea poderia ser considerada uma combinação da microeconomia neoclássica com a função do consumo; a propensão marginal a consumir; a função das poupanças, a propensão marginal a poupar, a eficiência marginal do capital, as demandas de transação, preventivas e especulativas pela moeda o multiplicador, as poupanças e investimento.
3.1 Sistema keynesiano
O sistema de idéias que Keynes desenvolveu em the general theory consiste em diversos elementos inter-relacionados o primeiro deles é a função do consumo. Keynes sugeria uma lei psicológica fundamental que tratava da relação o consumo e a renda.
C=f (y)
Keynes definiu o investimento econômico como a compra de bens de capital. Além disso, o investimento involuntário ocorre quando as vendas caem e o estoque de bens não vendidos aumenta.
3.2 Preferências pela liquidez
A preferência pela liquidez depende de três motivos para se poupar moeda e relutância em se desfazer dela, excepto quando a taxa de juros age como percussão efetiva.
• O primeiro é o motivo de transação, a necessidade de dinheiro em caixa para pagar as compras atuais de consumo e as exigências dos negócios.
• Motivo Preventivo: O desejo de ter algum dinheiro disponível para as emergências há um motivo especulativo.
• A liquides permite pessoas agarrem rapidamente as oportunidades de investimento
3 PRINCIPAIS DOGMAS DA ESCOLA KEYNESIANA SE TORNARAM CONTRIBUIÇÕES DURADOURAS
Muitas das idéias desenvolvidas por Keynes e seus seguidores tornaram se elementos ortodoxos da macroeconomia contemporânea. De fato, a economia contemporânea poderia ser considerada uma combinação da microeconomia neoclássica com a função do consumo; a propensão marginal a consumir; a função das poupanças, a propensão