Contribuições do bsc para o setor público
Por:
Dariane Ferreira Pingas
Marta Letícia Aparecida Martins Kinor
Viviane Aparecida de Almeida Lima
Estudantes do curso de Especialização em Gestão Pública Municipal pela
UTFPR.
RESUMO
O chamado Balanced Score Card é um conjunto de métodos utilizados amplamente no Setor Privado, que tem por objetivo avaliar o desempenho organizacional de uma empresa, a partir de estratégias, orientada para o lucro. O
Setor Público por sua vez, se pauta em um conjunto de princípios deri vados da
Administração Pública, e que diferentemente do setor privado, não visa o ganho financeiro e sim, o bem comum, os serviços públicos prestados de modo efetivo, eficaz e eficiente.
Palavras-chave: Administração pública, Balanced Score Card, Estratégia,
Gestão pública.
INTRODUÇÃO
A Gestão Pública é responsável pelo desenvolvimento urbano e econômico de uma cidade. No entanto, para que haja eficiência na gestão correspondente à administração de um município, há que se estabelecer a organização na gestão, criar missões convenientes ao desenvolvimento que se almeja alcançar para, enfim, realizá-la de forma eficiente e eficaz.
Engana-se quem pensa que somente as empresas privadas precisam se adequar ao planejamento, à organização, ao controle e à adoção de ferramentas de gestão, capazes de garantir a veracidade das informações geradas em cada período estipulado, a fim de cumprir metas, ou em outras palavras, facilitar a visão e o trabalho do gestor em fazer o que tem que ser feito, como cita Lima (2006), “gestão é a capacidade de fazer o que precisa ser feito”, sendo assim é de suma importância que a gestão pública se utilize de meios necessários para uma gestão eficiente.
Ante aos novos desafios só se pode aperfeiçoar uma organização se houver capacidade de identificar pontos de ineficiência, a partir da compreensão de tais pontos (como funcionam os processos e compará-los com uma situação ideal