Contribuições de tomas malthus a análise econômica
VIDA, ÉPOCA E SÍNTEXE DAS PRINCIPAIS IDÉIAS
Thomas Robert Malthus nasceu em 1766 em Rookey, Inglaterra.Pertencia a uma família importante. Filho de um culto proprietário de terras, amigo de David Hume (filósofo escocês que viveu entre 1711 e 1776, foi o maior representante do ceticismo no Século XVIII e um dos precursores do liberalismo econômico) e de Jean Jacques Rousseau (pensador francês que viveu entre 1712 e 1778, precursor das doutrinas socialistas do Século XIX. Rejeitou a idéia de que a sociedade seja regida por “leis naturais”, propondo assim, uma nova forma de organização social).
Malthus foi um dos principais nomes da Escola Clássica. Estudou em Cambridge, após a graduação ingressou para o ministério da Igreja Anglicana.
Viveu numa época turbulenta sob o aspecto econômico e político (Revolução Industrial na Inglaterra, Revolução Francesa, Guerras napoleônicas). Todos os acontecimentos que agitaram a Europa de seu tempo têm repercussões em suas obras.
Contemporâneo de David Ricardo, desfrutou da sua amizade íntima e o ajudou a fundar o Political Economy Club em 1821 e o Royal Statistical Society em 1834.
A sua mais famosa obra “Um Ensaio sobre o Princípio da População, da Maneira que esta Afeta a Melhoria Futura da Sociedade”, publicado em 1798, nasceu das conversas que mantinha com seu pai sobre as idéias de Godwin e Condorcet, o primeiro um poeta e filósofo político, chegou a ocupar o cargo de ministro, mas chocado com as enormes injustiças da sociedade de seu tempo, tornou-se um radical. Apontava como barreira ao progresso a propriedade privada, as desigualdades econômicas e políticas e a presença do Estado. Foi um dos primeiros teóricos do anarquismo. O segundo, foi grande defensor das idéias iniciais da Revolução Francesa e do sufrágio universal para homens e mulheres. A luta pelo poder, no seio da Revolução, termina por leva-lo à morte.
Essas conversas expressavam