contribuições de Thorndike e Pavlov para a Psicologia
DOCENTE: Prof. Nádia Kienen
DISCENTE: Hellen Lima Buriolla
TURMA: 1000/ 1º ano Psicologia.
Instrução 8
Caracterizar as contribuições de Thorndike e Pavlov para a Psicologia
Questões a responder:
1) Descreva as principais descobertas de Pavlov à Psicologia (inclua em sua resposta aspectos referentes ao que ele estudou e à forma como ele o fez – ou seja, o método utilizado).
Através de sua pesquisa sobre o sistema digestivo, Pavlov identificou o processo de condicionamento. Este processo se resume no emparelhamento de um estímulo neutro, como por exemplo o som, à um reflexo incondicional, que apresenta uma determina reação (salivação) esse emparelhamento gera um reflexo condicionado ( salivação do cão ao ver um objeto ou ouvir um som).
Porém, Pavlov percebeu que o reflexo condicional pode sofrer extinção caso o som soasse sem ser acompanhado do alimento.
Além disso ele conseguiu identificar que após a extinção, se o individuo (cão) entrar em contato novamente com o estimulo condicionado, há uma espécie de recuperação espontânea, gerando a ocorrência do reflexo condicionado (salivação) novamente.
2) Como foi que os psicólogos norte-americanos ficaram conhecendo as ideias de Pavlov e qual a sua influência sobre a psicologia desse país?
Apesar do prêmio Nobel de 1904, nem todo o ocidente parou para prestar atenção nas pesquisas de Pavlov. Foi através do artigo Psychological Bulletin publicado em 1909 por Robert Yerkes que os norte-americanos passaram a conhecê-lo. Esse artigo acabou provocando uma representação errônea dos aparelhos de Pavlov que acabou por fazer que a pesquisa deste tivesse pouco impacto imediato para os psicólogos norte-americanos, apenas tiveram interesse os que estudavam comportamento animal.
A partir da década de 1920 quando sua obra foi traduzida para o inglês que a psicologia norte-americana começou a prestar mais atenção aos estudos de Pavlov. Em 1929, ele chegou a dar várias palestras