Contribuições de froebel
Froebel foi o reformador pedagógico que fez mais que todos os restantes juntos, por da valor a educação, ao que os Alemães chamavam, “ Método de desenvolvimento pela atividade espontânea” que permite plena expressão, porque os atos da criança que joga são o resultado de suas próprias decisões e motivações e não obediência ao comando ou sinal do mestre.
Froebel criou o primeiro jardim de Infância ( Kindergarten) que caracterizava-se por atividades como: canto, jogos, pinturas, palestras, jardinagem, modelagem, dobraduras e gravuras. O material pedagógico criado por froebel é muito rico, constituído por sólidos geométricos, trabalhos manuais que consistiam em exercício sensório-motores.
Entre esse materiais se destacava os jogos, pois Froebel foi o primeiro Filósofo que acreditou que com os jogos as crianças agem e produzem melhor, representando assim o seu imaginário e com a construção do abstrato elabora gradativamente sua maturidade, mesmo não sendo um artista, poderá ser um contemplador da arte e do belo.
Através dos jogos e brincadeiras as crianças e adolescentes crescem como ser humano que sabe usar o corpo, os sentidos, os membros para o seu bem- estar, não só em função da busca de resultados para a forma física.
Por tal razão a criança no estágio da infância começa a brincar com seus membros ( mãos, dedos, lábios, língua, pés ) bem como com as expressões dos olhos e face.
As brincadeiras que envolvem partes do corpo assemelham-se aos jogos de exercícios de Piaget, e os funcionais de Claparede e Wallon.
Froebel percebeu também a importância das mães interagindo com os filhos, ensinando-lhes sobre as partes do corpo, onde as crianças mesmo sem ver ( olhos, orelhas, nariz, língua e dentes) rapidamente elas poe a mão no órgão e sorri com intensa alegria por encontra em seus lugares.
Quanto aos educadores estimular o uso de brinquedos que favoreçam uma maior interação