Contribuições da África na ciência e tecnologia universal
Portfólio
Tema: Contribuição dos Africanos para a ciência e tecnologia universal
Contribuição dos Africanos
Se considerarmos que a ciência e a tecnologia são campos do conhecimento utilizados, em essência, na compreensão e manejo do ambiente que nos cerca, podemos observar que todos os povos, em seus mais remotos momentos históricos, foram dotados de conhecimento científico e tecnológico para atender aos níveis de complexidade de suas sociedades. O desenvolvimento das nações nessas áreas do conhecimento deve-se, principalmente, às particularidades dos seus processos históricos e culturais. Isso não está relacionado com maior ou menor grau de inteligência ou aptidão de certos agrupamentos humanos. Vale enfatizar essa questão para fazer desaparecer teorias racistas a respeito da suposta inferioridade de determinados grupos humanos em relação a outros no que se refere à capacidade cognitiva para praticar o desenvolvimento em suas sociedades.
Ao nos referimos às contribuições dos povos africanos para o conhecimento científico e tecnológico mundial, queremos chamar a atenção para algumas das principais conquistas científicas e tecnológicas dos africanos e afro-brasileiros desenvolvidos por esses pesquisadores que promoveram um valioso conhecimento para a humanidade.
● Medicina: O Egito possuía uma ciência médica e farmacológica sistematizada e muito desenvolvida, cujas recentes descobertas mostram que os cientistas egípcios tiveram a capacidade de promover cirurgias complexas como as cerebrais, de catarata ou o engessamento de membros com ossos quebrados, conhecer substâncias cicatrizantes e anestésicos. O avanço da medicina foi impulsionado, principalmente, pelo desenvolvimento da técnica de mumificação que consistia em um conjunto de procedimentos químicos e físicos visando a preservação dos corpos.
● ASTRONOMIA: Nesse campo do conhecimento é interessante citar as contribuições dos antigos africanos da nação Dogon,