Contribuições da sociologia na cidadania
O exercício da cidadania ocorre quando os indivíduos têm acesso às riquezas sociais que, através do trabalho, ajudam a construir. Isso não significa entender a cidadania como direito a uma profissionalização na escola secundária. O direito ao trabalho deve ser entendido como possibilidade de o indivíduo compreender as relações sociais que organizam essa atividade em nossa sociedade brasileira contemporânea. De tal modo que essa compreensão contribua nas formulações que esse indivíduo elabora para participar das riquezas sociais.
O papel da Sociologia no processo de construção do direito à cidadania, mas a Sociologia só será importante para a formação da cidadania se contiver uma perspectiva crítica. O que pode significar isto?
Quando tratada como mera soma de conhecimentos complementares entre si e que definem a sociedade contemporânea como una e indivisível, a Sociologia não contribui para que o indivíduo tenha uma visão social que possa intervir na reelaboração de sua prática. Portanto quando dá importância ao conteúdo sociológico para a construção da cidadania, deve-se primeiro responder à pergunta:
QUAL CONTEÚDO SOCIOLÓGICO?
Definimos preliminarmente um conteúdo sociológico crítico como aquele que possibilite entender a totalidade social não como um fenômeno uno, e sim como um fenômeno contraditório.
Um conteúdo que se paute pelo princípio da contradição, no qual a dinâmica da sociedade é compreendida como resultado de relações sociais que, ao mesmo tempo, são complementares e também antagônicas. Compreender criticamente é, por exemplo, perceber as relações sociais na instituição escola como contraditórias: ao mesmo tempo que podem possibilitar a alfabetização e a afirmação da cidadania,