Contribuição dos Jogos Para o Desenvolvimento da Criança
Os jogos desempenham um papel importante dentro do contexto educacional, tendo vista que o mesmo colabora no desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos, físico, mental, e social. Desta forma o jogo é um instrumento fundamental na vida da criança, pois através dele, a criança compreende o meio onde está inserida e desenvolve conhecimentos e competências necessários ao seu crescimento. Segundo Piaget: “o jogo possui estreita relação com a construção da inteligência, e o prazer espontâneo que resulta do jogo motiva a aprendizagem”. Desta forma o jogo enquanto atividade lúdica torna-se uma ferramenta muito importante e eficaz no processo de educação infantil, atuando principalmente no desenvolvimento da psicomotricidade e do lado sócio-afetivo da criança.
O jogo atua e colabora ainda:
Na promoção da aprendizagem cooperativa, no desenvolvimento sócio afetivo, na criatividade e da imaginação, na promoção da discussão em grupo sobre diferentes jogos que existem na sala, dá suporte à construção da personalidade da criança, contribui na aproximação das crianças com os colegas e adultos, na promoção do desenvolvimento moral, no aumento da auto-estima, na promoção da responsabilidade e da autoconfiança, e possibilita o desenvolvimento cognitivo. Outra vantagem em trabalhar com os jogos na educação infantil é que, através dos mesmos os educadores são capazes de detectar problemas comportamentais e mentais das crianças, sendo neste sentido um instrumento de avaliação para os docentes. Assim o professor é responsável em propiciar um ambiente lúdico e acolhedor onde as crianças sintam-se a vontade e segura, pois tal sensação também colaborará no no processo educativo.
Segue abaixo um quadro que expõem alguns jogos interativos, e suas colaborações no desenvolvimento cognitivo social e motor da criança.
QUADRO DOS JOGOS INTERATIVOS
JOGOS
DESCRIÇÃO
DESENVOLVI-MENTO