Contribuição da gestão de projetos para o tcu
CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DE PROJETOS PARA O TCU
A prática da gestão de projetos aliada ao planejamento estratégico produz resultados expressivos para a sobrevivência e a melhoria do desempenho das organizações, sejam elas públicas ou privadas. Para o Tribunal, a gestão de projetos é um importante fator para a consolidação dos novos paradigmas de controle externo identificados na Pesquisa de Tendências de Controle Externo, realizada em 2000, especialmente, os relativos à adoção de atitude predominantemente proativa de antecipação às demandas, de melhor utilização do potencial dos servidores e da responsabilidade de cada profissional pela realização de seu trabalho.
Em sentido restrito, projeto é qualquer propósito de ação definido e organizado de forma racional. Quando se fala em economia temos em vista que projeto é um plano de investimento. O investimento pode ser definido como um comprometimento de recursos realizado com o objetivo ou a esperança de obtenção de benefícios futuros, durante certo período de tempo.
Sendo assim, o projeto corresponde ao conjunto de informações, sistemáticas e racionalmente ordenadas, que nos permite estimar os custos e benefícios de um determinado investimento, que pode ser criação de novos produtos ou aumento na capacidade dos meios de produção já existentes.
Do ponto de vista social, o projeto considera os custos e benefícios sociais vindos da utilização dos recursos na produção de determinados bens e serviços. Do ponto de vista do empresário privado, o projeto é o instrumento que permite avaliar as vantagens relativas de um determinado uso de seus recursos que são capital e capacidade empresarial, em face das possibilidades de investimento.
De acordo com o exposto, é de grande importância a administração adequada de projetos, proporcionando aos