Contribuição da filosofia
Josiane Griffo de Jesus Pereira Costalonga, 7 º Período do Pedagogia
Pensadores da Educação: Santo Agostinho e Martinho Lutero
Entre muitos os pensadores que contribuíram com filosofia trazendo consigo enorme mudanças no cenário histórico daquela época e que repercutiram até os dias atuais, ocasionando influências do sistema educacional e religiosos.
Santo Agostinho inspirou-se nas ideias de Platão, ou seja, neoplatonismo. Tendo uma personalidade compreensiva, fundiu em si mesmo um caráter baseado nos princípios da patrística grega e patrística latina, entre tantos seus pesamentos preocupavam com as questões práticas e morais: o mal, a liberdade, a graças e a predestinação. Em contrapartida Martinho Lutero se inspirou nos princípios bíblicos, e foi o responsável pela reforma protestante que ocasionou o surgimento de três vertentes do cristianismo, ao lado do catolicismo e da Igreja Ortodoxa.
Martinho Lutero nasceu em 1483 em Eisleben, Alemanha, foi monge católico agostiniano, professor de Teologia germânico, fundador do luteranismo,“Pai do Protestantismo” e reformista da Igreja Católica, cujas as ideias influenciaram a Reforma Protestante e mudaram o curso da civilização ocidental. Seus pais almejava que fosse advogado, ingressou na Universidade de Erfurt em 1501, onde estudou os clássicos latinos, bacharelando-se em artes, lógica, retórica, física e filosofia e concluindo seu mestrado em matemática, metafísica e ética. Em 1505 ao se prepara para o curso de direito desistiu da carreira devido uma tempestade que por pouco não tirara a vida em voto a Sant'ana decidiu tornar monge, sendo o fator decisório para procurou formação num mosteiro dos eremitas agostinianos, em Erfurt, recebendo o apelido de O Filósofo, estudou a filosofia normanalista de Ockham. Esse sistema educacional dissolvia a harmonia multissecular entre a ciência e a fé defendida pela escolástica de “São Jesus Cristo” entretanto esta