CONTRAÇÃO E EXCITAÇÃO DO MÚSCULO LISO
TIPO DE MÚSCULO LISO.
Dividido em dois tipos – Músculo liso multiunitário e Músculo liso de uma só unidade. Músculo liso multiunitário. Músculo liso multiunitário: é formado por fibras independentes de músculo liso. Cada fibra atua de modo completamente independente das demais, e muitas vezes, é inervada por terminação nervosa única. As superfícies externas dessas fibras são revestidas por fina camada de uma substância “semelhante a membrana basal”, uma mistura de fibrilas de colágeno e de proteoglicanos que participa do isolamento da fibra de suas vizinhas. As características mais importantes das fibras do músculo liso multiunitário é que cada fibra pode contrair-se independentemente das outras, e elas são controladas em grande parte por sinais neurais. Exemplos: fibras musculares lisas do músculo ciliar do olho, a íris do olho.
Músculo liso de uma só unidade: ela define grande massa de centenas a milhões de fibras musculares se contraem juntas, como uma só unidade. Essas fibras ocorrem em geral em feixes ou camadas e suas membranas celulares são aderentes entre si, em diversos pontos, de modo que a força gerada por uma fibra muscular pode ser transmitida à seguinte, as membranas celulares são unidas por muitas junções abertas, o que permite o fluxo de íon de uma célula a outra, de modo que o potencial de ação se propaga de uma fibra para a seguinte, fazendo com que todas as fibras musculares se contraiam a um só tempo. Esse tipo de músculo liso também é chamado de músculo liso sincilial, devido às interconexões entre suas fibras. Este tipo de músculo é encontrado na parede da maioria das vísceras do corpo.
A BASE QUÍMICA PARA A CONTRAÇÃO DO MÚSCULO LISO.
Estudos químicos mostraram que a actina e a miosina extraídas dos músculos lisos interagem entre si de modo quase idêntico ao da musculatura esquelética.
Comparações entre as contrações dos músculos lisos e músculo esquelético, embora o músculo esquelético se