CONTRAVENTAMENTOS DE COBERTURA
O contraventamento é um sistema de proteção de edificações contra forças horizontais (ação do vento) e verticais (carga e sobrecarga da estrutura). A estrutura deve ser concebida para suportar, além da carga referente ao peso próprio do edifício e das cargas de ocupação, elevados níveis de carga do vento.
No caso de estruturas em aço, pode ser concebido por meio de barras esbeltas de travamento em X. No caso de estruturas de concreto, os próprios elementos estruturais - pilares, vigas, lajes e, em alguns casos, paredes - servem como estruturas de contraventamento.
Existem dois tipos de contraventamentos, verticais e horizontais.
CONTRAVENTAMENTOS VERTICAIS
É o sistema de barras instaladas entre os pilares para absorver os esforços horizontais que atuam no telhado, principalmente aqueles provenientes da ação do vento:
Vista Frontal
Corte A-A
Em perspectiva.
Telhado deformado, por insuficiência de contraventamento.
Recomenda-se utilizar contraventamentos verticais espaçados entre si de no máximo seis metros, no caso de se utilizar telhas cerâmicas, ou oito metros, ao se utilizar telhas onduladas de fibrocimento.
Esquema de contraventamento com vários contraventamentos verticais.
CONTRAVENTAMENTOS HORIZONTAIS
Sistemas de barras instaladas entre os vãos dos arcos e terças para absorver esforços verticais e evitar a deformação no plano horizontal do telhado.
Veja um exemplo de Contraventamento Horizontal:
Contraventamento no plano da trama.
Para construções abertas e sem forro, deve-se providenciar um contraventamento no plano horizontal, que contém os banzos inferiores das tesouras, de forma semelhante ao contraventamento no plano da trama.
Contraventamento no plano horizontal dos banzos inferiores.
Acadêmica: Allyne Laís de Oliveira
Disciplina: Estruturas Metálicas e Madeira
Arquitetura e Urbanismo – 6º período- noturno