Contratos públicos na inovação da saúde
Sumário executivo
Não pode haver mais inovações na área da saúde, caso os governos prometem comprá-los. Tais contractos públicos de inovação podem estimular a inovação nos cuidados de saúde que beneficia os utentes, reduzindo os custos no tratamento. Também pode ser usada como uma ferramenta para aumentar a actividade geral de inovação na União Europeia.
O aumento da actividade de inovação vem a ser um elemento central da estratégia de Lisboa, que visa fazer da EU, a economia mais dinâmica e competitiva, baseado em conhecimentos do mundo. As inovações são um ingrediente-chave no alcance de um crescimento sustentável e pleno emprego. Mas a aquisição de inovações não é fácil. Os compradores públicos devem ser competentes e muito bem informados em relação às necessidades, possibilidades técnicas e nas condições de mercado. Os concursos públicos devem ser definidos de uma forma atractiva para os inovadores mais qualificados, de modo a apresentarem soluções para as necessidades de saúde para o amanhã. Isto requer um caso de negócio forte e uma vontade de compartilhar o risco associado à realização de P&D com compradores públicos.
Exemplos de contractos públicos de inovações são, de facto, poucos no mundo. No entanto, os que existem têm uma história inspiradora. Os 5 estudos de casos originais na Europa e EUA, fornecem uma mensagem clara aos decisores políticos. Concluímos que o sector público tem um papel importante como parceiro para os interesses comerciais, em conseguir as inovações na área da saúde, que de outra forma não se concretizaria.
Contractos Públicos de Inovação
Os contractos públicos de inovação são uma ferramenta disponível para o sector público, de modo a melhorar a actividade inovadora na Europa. O crescimento da inovação é uma parte central da estratégia de Lisboa para tornar a economia da EU mais competitiva e dinâmica, baseado no conhecimento do mundo.
Quando uma