contratos mercantis
2. Contrato de factoring: É o contrato em que uma das partes cede seus créditos relativos a terceiros, prestando serviços de administração de crédito mediante uma remuneração pactuada entre as partes.
Diferença entre o factoring e o sistema bancário: O factoring tem atividades definidas, diferenciadas do sistema bancário, pelas características de suas atividades e pela natureza dos serviços prestados.
3. Contrato de leasing: Consiste no arrendamento de um bem por prazo determinado; passado esse prazo o arrendatário pode prorrogar o contrato, devolver o bem ou adquiri-lo em definitivo.
Principais diferenças entre o arrendamento mercantil e o operacional: O leasing operacional e o financeiro se diferenciam da seguinte forma: no leasing financeiro existem três partes envolvidas, arrendador, arrendatário e fornecedor do bem que será objeto do contrato de leasing. O arrendador recebe a indicação do bem que o arrendatário quer adquirir e compra do fornecedor fazendo o contrato de leasing com o arrendatário. No leasing operacional isso não existe.
4. Contratos de Expansão: Buscam aumentar o campo de mercado consumidor dos produtos produzidos ou relacionados pelo fornecedor.
Contratos de Comissão: Nele uma das partes adquire ou vende bens em favor da outra parte, de acordo com as suas instruções, mas em seu próprio nome.
Contratos de Concessão: São aplicados no meio automotivo, tanto na área de montagem como na de vendas.
Contratos de Representação Comercial: É uma modalidade de intermediação de negócios mercantis, ou seja, os representantes comerciais tem a função de facilitar os negócios envolvendo a venda de produtos ou mercadorias de seus clientes, chamados de empresas representadas. Esta intermediação envolve de um lado as empresas representadas, indústrias e/ou empresas dedicadas ao comércio atacadistas, e