Contratos internacionais
Referências: COSTA, Ligia Maura. Comércio Exterior: negociação e aspectos legais. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005
http://www.geranegocio.com.br/html/geral/export/exp1.html
O que é Exportação Direta
[pic]
A exportação direta consiste na operação em que produtor/fabricante do produto vende diretamente para o importador no exterior, sem intermediários. Sendo que este tipo de operação exige da empresa que está exportando um conhecimento de todas as etapas do processo de exportação, pois mesmo que a empresa se utilize de um agente para fazer a venda, ela própria terá que providenciar todos os procedimentos referentes ao embarque da mercadoria, a contratação de câmbio etc.
O que é Exportação Indireta
[pic]
A exportação indireta é caracterizada quando a empresa que pretende exportar seus produtos contrata uma empresa estabelecidas no Brasil para intermediar a venda de seu produto no mercado externo.
Estas empresas podem ser trading companies, que são empresas se encarregam de comprar os itens para vendê-los em outros países, assumindo sozinhas a responsabilidade pela operação; empresas comerciais exclusivamente exportadoras; empresas comerciais que operam no mercado interno e externo; consórcios de exportadores que trata-se de associações de empresas, visando à redução de custos, e a ampliação das exportações.
1) Contratos de Compra e Venda Internacional: o contrato de compra e venda internacional é, antes de mais nada, um contrato e, portanto, representa um acordo de vontades. É a base dos demais contratos. Sua principal função econômica é a entrega de um determinado bem em contrapartida do pagamento do preço.
Pontos Fundamentais:
a) Características da mercadoria b) Obrigações do vendedor quanto: data e local de entrega; certificados e documentos de transportes
2) Incoterms: Há diversas nomenclaturas de termos cujo o objetivo é padronizar o comércio