Contrato
1. INTRODUÇÃO Sempre que existir um gradiente de temperatura no interior de sistemas a diferentes temperaturas colocadas em contato, haverá transferência de energia por calor. A transferência de calor é o transito de energia provocado por uma diferença de temperatura, no sentido da temperatura mais alta para a mais baixa. Os processos de transferência de calor devem obedecer às leis da Termodinâmica: ▪ 1ª Lei da termodinâmica: A energia não pode ser criada ou destruída, mas apenas transformada em outra forma de energia. ▪ 2ª Lei da Termodinâmica: É impossível existir um processo cujo único resultado seja a transferência de calor de uma região de baixa para outra de temperatura maior. Existem três modos de transferência de calor: Condução, Convecção e Radiação. No caso da nossa prática, a transferência de calor é realizada por condução, pois ocorre em um meio estacionário sólido e o calor flui de uma região de temperatura mais elevada para outra de temperatura inferior dentro do mesmo meio (barra de cobre) e a energia é transferida através de comunicação molecular direta, sem apreciável deslocamento das moléculas.
O fluxo de condução de calor é dado pela Lei de Fourier: [pic] E a taxa de condução de calor pode ser obtida multiplicando-se o fluxo de calor pela área perpendicular á direção da transferência de calor, portanto:
[pic]
2. OBJETIVOS Determinar experimentalmente a condutividade térmica do cobre, através de processo de transferência de calor por meio de condução em uma barra de cobre.
DETERMINAÇÃO DA CONDUTIVIDADE TÉRMICA DA LÃ DE ROCHA
3. MATERIAIS ▪ Barra de cobre cilíndrica com diâmetro de 22mm e comprimento de 120mm, isolada lateralmente com cortiça; ▪ Termopares tipo T fixados ao longo do comprimento da barra; ▪ Gerador de vapor elétrico; ▪ Cuba de vazão constante; ▪ Milivoltímetro, chave seletora e