Contrato social de uma empresa comercial
Analógicos
Computadores Analógicos:
Os Computadores Analógicos são computadores que executam trabalhos usando elementos físicos com estados contínuos (em contraposição e sistemas com estados discretos, utilizados em computadores digitais). Exemplos usuais de variáveis utilizadas em computadores analógicos são: a intensidade de uma corrente elétrica em um resistor, o ângulo de giro de uma engrenagem e o nível de água em um recipiente.
Para que servem:
Computadores analógicos são normalmente criados para uma finalidade específica, como acontece em circuitos eletrônicos que programam sistemas de controle, ou em instrumentos de medição. Nestes sistemas, os resultados da computação analógica são utilizados dentro do próprio sistema. Existem também computadores analógicos flexíveis, que podem ser facilmente configurados para resolver problemas determinados. A maioria destes computadores analógicos possui uma série de elementos capazes de serem reagrupados para resolver sistemas de equações diferenciais, por exemplo. Eles também podem simular sistemas descritos por equações matemáticas complexas.
Componentes:
Computadores analógicos geralmente têm um sistema complicado, mas possuem, em seu núcleo, um conjunto de componentes-chave que realizam os cálculos, os quais o operador manipula através do sistema do computador.
Componentes-chave hidráulicos podem incluir canos, válvulas ou torres; componentes mecânicos podem incluir engrenagens e alavancas; componentes elétricos podem incluir potenciômetros, amplificadores operacionais, integradores e geradores de funções.
Principais operações matemáticas usadas:
Soma, divisão, multiplicação, inversão, exponenciação, logaritmo, integração com respeito ao tempo e diferenciação com respeito ao tempo.
Diferença entre o computador analógico e o digital:
A diferenciação entre o que chamamos de computador analógico e computador digital é que os analógicos não trabalham com números ou símbolos que