Contratar Amigos
Origens da Teoria dos Sistemas
A Teoria Geral dos Sistemas surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy. A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica.
TGS: As três premissas básicas
A) Os sistemas existem dentro de sistemas: Cada sistema é constituído de subsistema e, ao mesmo tempo, faz parte de uma sistema maior, o supra-sistema. Cada subsistema pode ser detalhado em seus subsistemas componentes, e assim por diante. O supra-sistema também faz parte de um sistema maior. Esse encadeamento parece ser infinito.
B) Os sistemas são abertos: É uma decorrência da premissa anterior. Os sistemas são abertos porque existem dentro de ambientes constituídos por outros sistemas.
C) As funções de um sistema dependem de sua estrutura: Cada sistema tem um objetivo e finalidade que constitui seu papel de intercâmbio com outros sistemas dentro do meio ambiente.
Conceito de Sistemas
Conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado, ou seja, é um conjunto ou combinações de coisas ou partes formando um todo unitário.
Painel: Vários Conceitos de Sistemas
Dentre esses Conceitos, pode – se citar que:
- Sistema é um conjunto de elementos em interação recíproca;
- Sistema é um conjunto de partes reunidas que se relacionam formando uma totalidade;
- Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, cujo resultado final é maior do que a soma desses resultados caso os elementos operassem de maneira isolada.
Tipos de Sistemas
Quanto a sua constituição:
A) Sistemas físicos ou concretos: São equipamentos, máquinas, objetos e coisas reais. São denominados hardware. Podem ser descritos em termos quantitativos de desempenho.
B) Sistemas abstratos ou conceituais: São conceitos, filosofias, planos, hipóteses, ideias.