Contratar Amigos
Trabalho de Artes
10/12/13
Aluno: Pedro Lira
Turma: 1 ª Ano
Trabalho apresentado à professora Isabela como requisito a Av3 da II Unidade.
10/12/13
Heranças Africanas A herança africana influencia a nossa cultura desde os tempos coloniais até hoje. Mesmo com toda ignorância e estupidez dos escravocratas, a cultura da resistência, divulgada oralmente de geração em geração, sem o apoio e a força de veículos de comunicação, ganhou espaço e discípulos que se espalharam pelo mundo. Assim, movimentos periféricos como a capoeira, o maracatu, os blocos afro,o candomblé e, mais tarde, o hip-hop e o funk carioca (com o seu "tamborzão", um ritmo extraído do maculelê), fortaleceram-se e se consolidaram como parte da identidade nacional. E todos eles têm um caminho em comum: o surgimento nos guetos, como atividade marginal. E mais tarde a aceitação por parte da sociedade.
Em Paris, onde a presença africana é latente, consequência das ex-colônias francesas na África do Oeste, tive a oportunidade de encontrar pessoas que fazem parte da história da cultura popular de Pernambuco, estado que recebeu várias etnias africanas (os bantos, yorubanos, gêges e outras) para trabalhar nos canaviais, na Zona da Mata, na produção do açúcar.
Os terreiros de candomblé de Recife, para esquivarem-se da política de repressão do estado, transformaram-se em sociedades carnavalescas, como o maracatu. Os negros, disfarçados de nobres, reverenciavam a "Corte Real", mas na verdade evocavam os seus deuses. E assim continuaram por décadas, resistindo e sendo discriminados. E, como o samba e outras expressões artísticas que vieram do gueto, subverteram os padrões pela sua originalidade.
Arte Afrodescendente
Nascida a partir de profundas raízes africanas, a arte afro-brasileira trilhou um longo percurso durante séculos, conquistando visível autonomia