Contrastes globais
-Processo global
-Modelo de transição demografica mostra o ritimo de crescimento e envelhecimento da população que está relacionado ao nível de desenvolvimento dos paises que origina reflexos nas taxas de mortalidade e natalidade.
Através desse modelo observamos a “Janela de oportunidades” que se refere a transição do estado de dependencia que o Brasil , por exemplo, sofria até a década de 1980 para um estado de maior bônus demografico ( menor dependencia, maior parcela da população é ativa)
Janela essa que vai se fechar quando a população idosa superar a de crianças e jovens .
-No Brasil entre 2020 e 2050
O que mostra o IDH
O aumento da expectativa de vida tem muito a ver com a melhoria das condições da sociedade e tais avanços na qualidade de vida nos diversos paises são medidos pelo IDH ( elaborado pela
ONU.
Em 2012 há um foco nos paises do Hemisferio Sul –paises em desenvolvimento e mostra que houve melhorias nos padrões de vida em grande parte deles.
Políticas sociais receberam destaque por papel importante na redução da pobrezae desigualdade. Mas ainda está longe de compensar a desigualdade do padrão de vida global
Contrastes Globais
O IDH visa traduzir em números a qualidade de vida de um determinada populção e baseia-se em dados que podem ser comparados. Portanto ficam muito evidentes as enormes diferenças entre o mundo desenvolvido e os países pobres .
Tais diferenças explicam-se pelo desenvolvimentos histórico e economico dos países e continentes. A maioria das nações com IDH muito alto é da Europa e pertencentes a OCDE grupo com mais de 30 nações com expressivo desenvolvimento. Oferecem bons serviços públicos e salários são elevados, os jovens estão em sua maioria na escola e o analfabetismo é praticamente zero e há expectativa de vida elevada.
Já no grupo de países com baixo IDH, estão as nações pobres da Africa e Asia , exploradas no passado pelo colonialismo, idependencia recente e pouca ou nenhuma