Contracepção
A anticoncepção hormonal é um dos métodos mais empregados em todo o mundo desde 1960, tendo sofrido uma extraordinária evolução utilizados. São classificados de acordo com a via de utilização em: oral, injetável, subcutâneo e vaginal.
Anticoncepcionais
Anticoncepcionais orais Combinados (COC)
São preparados contendo estrógeno e progesterona capazes de bloquear a ovulação (inibindo a liberação de FSH e LH). Os COCs contêm estrógeno e progesterona, em diferentes doses e esquemas posológicos:
- Monofásicas - são as mais comuns, apresentam 21 comprimidos, todos com a mesma composição e dose.
- Bifásicas - contém dois tipos de comprimidos ativos, de diferentes cores, com os mesmos hormônios, em proporções diferentes. São 22 comprimidos que devem ser tomados na ordem indicada na embalagem.
- Trifásicas - contém os mesmos hormônios, mas em três doses diferentes. Devem ser tomados na ordem indicada na embalagem.
- Monofásicas contínuas - são mais recentes, apresentam 28 comprimidos com a mesma composição e dose. Mecanismo de ação Os contraceptivos orais combinados funcionam através de três principais mecanismos de ação. Após serem ingeridos, são absorvidos no intestino e passam à corrente sanguínea. Através do sangue, circulam e chegam a hipófise e aos ovários, impedindo a ovulação. Também fazem com que o muco do colo uterino (muco cervical) torne-se mais espesso, de forma a impedir a passagem dos espermatozoides. O terceiro mecanismo de ação consiste em evitar que o endométrio (revestimento