Contra O Muscular
1. Músculos Esqueléticos São órgãos compactos com capacidade de contração, que se encontram unidos as estruturas ósseas, sendo responsável pela movimentação corporal, basicamente constituídos de dois tipos : tecido conjuntivo e tecido muscular.
O tecido conjuntivo presente em quase todos os órgãos e sistemas do corpo, proporciona o suporte e proteção aos tecidos mais especializados,
O tecido muscular é formado pela grupamento paralelo de inúmeras células ou fibras musculares, muito finos e longos com a capacidade de contração.
2. Tecidos Conjuntivos São os tecidos responsáveis pela constituição e manutenção da forma do corpo, fazem a ligação entre as diferentes células e órgão, mantendo-os unidos e proporcionado suporte mecânico. Numa analogia bem simples, em que os órgãos e células seriam os tijolos de uma parede, o tecido conjuntivo seria como o cimento, fazendo a ligação dos mesmos. Caracteriza-se pelo preenchimento dos espaços intracelulares do corpo e a interfase entre os demais tecidos dando sustentação e conjunto.
2.1. Componentes do Tecido Conjuntivo Estruturalmente o tecido conjuntivo é constituído basicamente por uma grande quantidade de material extracelular (matriz), abundante e viscosa com poucas fibras, substancia fundamental. Constituído por uma grande parte não estrutural denominada SFA (substancia estrutural amorfa) e por outra porção fibrosa.
2.2. Substancia Amorfa Formada principalmente por água, polissacarídeos e proteínas . Pode assumir consistência rígida como no tecido ósseo, e também forma mais liquida como no plasma sanguíneo.
2.3. Fibras Elementos de natureza proteica, distribuem-se conforme o tecido, destacando-se :
Colágeno : coloração esbranquiçada, formada pela proteína colágeno, de alta resistência, são as mais frequentes no tecido conjuntivo.
Elásticas: coloração amarelada, formadas pela proteína elastina, possuindo considerável elasticidade.