Contra O Muscular ATPS 2 Parte FOMATADO 1
435 palavras
2 páginas
ANHANGUERA EDUCACIONALFACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
CURSO DE NUTRIÇÃO
2º E 3º PERIODO – MATUTINO
CAROLINA HONORATO – RA: 8827385748
CÉLIA NASCIMENTO – RA: 9902010438
LUANA MARQUES – RA: 8489231654
ROSILENE BARBOSA – RA: 9096460378
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
FISIOLOGIA HUMANA
PROFª DANEBE ARAUJO
ANÁPOLIS
27 DE MARÇO DE 2015
CONTRAÇÃO MUSCULAR
A contração se inicia na faixa ansiotrópica, ou A, onde a actina e a miosina se sobrepõem. Durante a contração, a faixa isotrópica (I) diminui de tamanho, enquanto os filamentos de actina penetram na faixa A. Concomitantemente, a faixa H, formada somente pelos filamentos grossos (miosina) também se reduz, à medida que esses filamentos são sobrepostos pelos filamentos finos (actina). Isso irá resultar em um grande encurtamento do sarcômero. A contração muscular depende da disponibilidade de íons cálcio e o relaxamento muscular está na ausência desses íons.
Os componentes envolvidos na contração e relaxamento muscular são:
Actina
Miosina
Troponina
Tropomiosina
ATP
A contração muscular se inicia com a liberação de íons cálcio do retículo e a elevação da concentração desse íon no sarcoplasma, isso permite a ligação de cálcio ao complexo troponina, que promove o deslocamento do filamento de tropomiosina, permitindo a interação entre a actina e a miosina. Neste momento há uma diminuição da afinidade da miosina pelo ADP e fosfato inorgânico, fazendo com que os dois produtos da hidrólise de ATP se dissociem do sítio catalítico da miosina.
A dissociação do fosfato inorgânico e do ADP faz com que a cabeça da miosina se mova e puxe o filamento de actina promovendo o seu deslocamento sobre o filamento de miosina.
Após completar o movimento, a cabeça da miosina fica fortemente presa à actina. Para que a miosina se dissocie é necessário que o ATP se ligue novamente a ela, iniciando um novo ciclo.
As fibras de miosina se ligam ao filamento de actina e o arrastam para dentro da banda H. Desta forma a banda H