Contra Razões Recurso Especial
AUTOS Nº
RAIMUNDO, já qualificado nos autos em epígrafe da AÇÃO DE REPETIÇÃO DO INDÉBITO C/C DANOS MORAIS que move em desfavor de ......., por seu procurador ao final assinado, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, cumprindo o v. despacho de fls., apresentar suas inclusas
CONTRA-RAZÕES
ao Recurso de Apelação interposto pelo Requerido Banco, através das razões que seguem em anexos, as quais requer, após processadas, sejam remetidas à apreciação da Superior Instância com as cautelas legais.
Pede deferimento.
Data
Advogado
OAB
CONTRA RAZÕES AO RECURSO DE APELAÇÃO
APELANTE:
APELADO:
COLENDA CÂMARA CÍVEL
EMÉRITOS JULGADORES
PRELIMINARMENTE
Da Justiça Gratuita
O Apelado faz jus à concessão da gratuidade de Justiça, pois, mesmo sendo funcionário público, os seus rendimentos não são suficientes para custear as despesas processuais da presente ação e honorários advocatícios em detrimento de seu sustento, conforme comprova com holerite de salário (Doc. anexo).
De acordo com a dicção do artigo 4º do referido diploma legal, basta a afirmação de que não possui condições de arcar com custas e honorários, sem prejuízo próprio e de sua família, na própria petição inicial ou em seu pedido, a qualquer momento do processo, para a concessão do benefício, pelo que nos bastamos do texto da lei, in verbis:
Art. 4º A parte gozará dos benefícios da assistência judiciária, mediante simples afirmação, na própria petição inicial, de que não está em condições de pagar as custas do processo e os honorários de advogado, sem prejuízo próprio ou de sua família.
§ 1º Presume-se pobre, até prova em contrário, quem afirmar essa condição nos termos da lei, sob pena de pagamento até o décuplo das custas judiciais.
Ou seja, nos termos da lei, apresentado o pedido de gratuidade há