Contos e seus conceitos
O Conto de Personagens (menos comum) – o objetivo deste conto é retratar uma personagem. Mesmo que constitua o objetivo principal do contista, esta nunca atingirá o grau de plenitude, específico do romance. Se o contista volta sua atenção ao exame da personagem, levará, sempre, em conta a conjectura própria do conto, ou seja, o fará dentro dos limites próprios à narrativa curta, isto é, sintetizada.
Na Literatura Brasileira, Clarice Lispector, levou o conto de personagem à perfeição com sua obra prima, Feliz Aniversário: A narrativa se constrói em torno da celebração do aniversário duma anciã de 89 anos: ela tão somente constitui o centro de tudo. As referências rápidas aos demais familiares apenas colaboram para formar a atmosfera onde o episódio máximo da existência da velinha vai ter lugar. E de repente, com breves palavras a contista ergue a presença viva da personagem diante de nós:
"E para adiantar o expediente, vestira a aniversariante logo depois do almoço. Pusera-lhe desde então a presilha em torno do pescoço e o broche, borrifara-lhe um pouco de água-de-colônia para disfarçar aquele seu cheiro de guardado – sentara-a à mesa. E desde as duas horas a aniversariante estava sentada à cabeceira da longa mesa vazia, tesa na sala silenciosa..."
Daí por diante, a ficcionista só faz retocar a figura, acrescentando-lhe minúcias que enriquecem o esboço inicial, pois o seu “close-up” nos é ofertado as primeiras pinceladas.
“Os músculos do rosto da aniversariante não a interpretavam mais, de modo que ninguém podia saber se ela estava alegre. Estava era posta à cabeceira. Tratava-se de uma velha grande, magras, imponente e morena. Parecia oca.”
E assim até o fim.
O