CONTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Este Relato de Prática Pedagógica está sendo organizado através de uma experiência vivida com uma criança de 4 anos de idade, que foi convidada a ouvir e partilhar uma história infantil. A história escolhida foi a dos três porquinhos, que tem como autor Joseph Jacobs, que nasceu em 1854, em Sidney na Austrália.
RESUMO DA HISTÓRIA: Este conto relata a história de três porquinhos que viviam com sua mãe, esta vendo que seus filhos já estavam crescidos disse para que cada um construísse sua casa. O primeiro porquinho, como era muito preguiçoso, construiu sua casa de palha, o segundo também preguiçoso construiu sua casa de madeira, e o último que era trabalhador e inteligente usou tijolos. O lobo mau que vivia por ali bateu na porta da casa de palha, como o porquinho não abriu soprou e a casa caiu sem dificuldade, ele correu para a casa de seu irmão que era de madeira, que também foi assoprada e caiu, correram juntos para a casa de tijolos, mas essa o lobo não conseguiu derrubar, o lobo tentou entrar pela chaminé, mas como o porquinho era muito inteligente colocou um caldeirão com água fervente, assim quando o lobo entrou caiu no caldeirão, com o susto saiu correndo e ninguém nunca mais ouviu falar sobre o lobo, e eles viveram felizes para sempre.
Esta história é adequada a faixa etária de 4 anos, pois é de fácil entendimento e estimula a imaginação da criança.
Este livro foi escolhido devido à mensagem que ele traz, valores morais que não podem ser ignorados, ensina a importância do fazer bem feito, enaltece o trabalho honesto e ainda deixa claro que a inteligência é um bem muito precioso, ao contrário da violência.
Este trabalho relaciona-se perfeitamente com o eixo do 4° semestre, pois, trata da organização no momento de contar a história, trabalha a imaginação e a linguagem das crianças, o