Contos - Murilo Rubião; Boca de Ouro; e outros
* Nos contos O pirotécnico Zacarias e O exmágico da Taberna Minhota, a narrativa está em primeira pessoa. Os narradores relatam acontecimentos fantásticos – ou seja, inexplicáveis racionalmente – com a maior naturalidade: Zacarias é um cadáver falante que descreve o atropelamento que resultou na sua morte; o ex-mágico tenta suicidar-se, mas é boicotado pela própria magia.
* Nos contos Os dragões e Teleco, o coelhinho, os animais têm comportamentos de seres humanos. Os dragões bebem em botequins, envolvem-se com mulheres e assistem a aulas de um professor; Teleco fala, fuma e barbeia-se.
* Todos apresentam uma epígrafe bíblica que está relacionada com as temáticas dos contos.
* Cariba, o protagonista do conto A cidade, é preso por ser a única pessoa que faz perguntas na cidade.
* O título do conto O lodo pode ser interpretado metaforicamente, já que é a forma como o psicanalista descreve o inconsciente de Galateu.
-------------------------------------
Boca de Ouro
* O casal Celeste e Leleco ocupa papel central na caracterização de Boca de
Ouro, eles formam um triângulo amoroso perverso cujos termos se alteram ao longo da peça: Celeste, por exemplo, é apresentada como esposa obrigada a se entregar ao bicheiro; depois é amante amoral e exibicionista; para, na sequência, encarnar a mulher adúltera que esfaqueia o marido indefeso.
* é a fonte de Caveirinha para o jornal O
Sol, foi amante de Boca de Ouro e mantém relacionamento tenso com seu marido Agenor
-------------------------------
Mem. De um Sarg. de Milícias
* Personagens como o compadre, a comadre e a vizinha são representantes da classe popular – a base constitutiva do romance – que, além do mais, está escrito em tom humorístico.
-------------------------------
Esaú de Jacó
* Os longos trechos digressivos da narrativa estão em sintonia com as intervenções do
Conselheiro Aires e marcados por comentários repletos de ironia,