Contos gauchescos
A LITERATURA CONTEMPORÂNEA: O HERÓI PROBLEMÁTICO NA OBRA “UM COPO DE CÓLERA” DE RADUAN NASSAR
Autor(es) MARIA APARECIDA DE MORAES PIVETA
Orientador(es) Vadinea Aparecida Detoni Corbini
1. Introdução Sabemos que o século XX foi marcado por inúmeros acontecimentos, que contribuiram para a consolidação definitiva da emancipação das Letras e das Artes brasileiras. Logo, podemos observar nesse período uma abertura para as vanguardas e muitas mudanças, inclusive o impulso das rupturas. A partir disso, há o surgimento da configuração do herói problemático. O presente trabalho realizou-se em cumprimento à disciplina de Literatura Brasileira III, oferecida ao 7º Semestre de Letras Licenciatura em Português da Universidade Metodista de Piracicaba e ministrada pela Profª Vadinea Ap. Detoni Corbini. Dessa forma, nosso objeto de estudo é a obra literária Um copo de cólera do autor contemporâneo Raduan Nassar. Seu embasamento teórico encontra-se sobretudo em Coelho (1974), Bosi (1980) e Oliveira (2002).
2. Objetivos Esse trabalho tem como objetivo analisar a obra Um copo de cólera de Raduan Nassar considerando as características do século XX, em especial o herói problemático, e a temática que envolve os sentimentos da paixão e da cólera.
3. Desenvolvimento Com base na característica do herói, é que nessa análise, observamos que a organização da obra Um copo de cólera, ou seja, a estrutura da narrativa se organiza em 7 capítulos, sendo o 1º e o 7º constituídos pelo mesmo título: A CHEGADA. Verificamos também, que a narrativa revela a transfiguração do personagem (ELE) em herói problemático.
4. Resultados
1/3
A presente análise nos mostra uma construção narrativa circular, ou seja, o fato de existirem duas chegadas, uma no início e outra no fim, quer dizer que não há um fechamento total do texto, o que existe é um deslineamento da narrativa, e um processo de espelhamento ou jogo de espelhos das vozes narrativas. Os